Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

O Grito “Wilhelm” e sua História no Cinema

ATENÇÃO!
Vou passar para vocês uma informação que vai mudar a percepção sobre os efeitos sonoros de muitos filmes! Tá bom, exagerei, mas você vai se ligar mais nisso …
E não, não estou falando da banda Americana da hardcore melódico e nem da música do James Blake que eu vi que tem o nome  de “Wilhelm Scream”.

Vamos começar. Ouçam esse áudio:

Alguns irão falar “sim, e daí?”, outros “eu conheço esse grito de algum lugar…” e os mais espertos vão pensar “ouvi esse grito em algum filme …”

A verdade é vocês ouviram esse grito em váááááários filmes.

Algo inútil vendo que se trata de um grito, mas após ouvir com atenção novamente (clique no áudio novamente vai) e entender o porque usam, você nunca mais deixará de ouvir quando esse “sample” for utilizado novamente em um filme, e com certeza será.

Esse grito trata-se de um áudio (sample) retirado do filme “Distant Drums” de 1951 que em português deram ao nome a tradução fiel de “Tambores Distantes”.

Em umas das cenas desse filme um soldado que tenta atravessar o pântano é mordido e arrastado para debaixo da água por um crocodilo e … clique novamente no áudio … brincadeeeira assista o vídeo abaixo e veja a cena:

Como acontece geralmente na produção de um filme e nesse caso também, o grito do personagem foi gravado mais tarde em um estúdio e tals, em um único take!

A gravação foi arquivado em bibliotecas de efeitos de som, e foi re-utilizada em muitas produções da Warner Bros.

No filme “The Charge at Feather River” de 1953, o grito é ouvido quando um soldado chamado Pvt. Wilhelm (interpretado por Ralph Brooke) leva uma flechada na perna e cai do cavalo. Veja a cena abaixo:

Até meados da década de 70, a gravação do grito era usada exclusivamente em produções da Warner Bros (A lista dos filmes estão do final do post).

E teve uma pessoa (acredito que não a única) que percebeu o mesmo grito recorrente em muitos filmes e era fã de efeitos sonoros, o nome dele era Ben Burtt. Ben estudou cinema na Universidade do Sul da Califórnia (USC) e começou a usar o “grito” na maioria de suas produções. Alguns bons anos se passaram e em 1975 com 27 anos ele se formou e virou profissional na bagaça.

Em 1977 foi contratado para ser o sonoplasta de um filminho ai chamado “Star Wars” e firmou uma grande parceria com o produtor George Lucas. Sim!! Foi ele que criou todo a porra dos efeitos daquela caralha, incluindo o som do sabre de luz, voz do Darth Vader, o som do R2-D2 e de todos Droids que aparecem (alguns desses ele mesmo gravou usando sua própria voz).

Aí um belo dia ele estava fazendo uma pesquisa em um banco de dados de áudios em um departamento de som, procurando algo para ser usado nessa tal de “Guerra nas Estrelas“, lá tinham alguns samples da Warner e ele achou o tal do “grito” que ele tanto gostava nomeado como “Distant Drums scream” (Grito de “Tambores Distantes”, que é o nome do filme onde o áudio foi gravado). Como ele o ouviu primeiramente no filme “The Charge at Feather River”, ele deu o nome de Wilhelm Scream ou em português o Grito do Wilhelm.

E ele não apenas achou o grito nesse banco de dados, como usou em TODOS os episódios da saga Star Wars:

Aaaa que linda historia Chris, mas ele usou em Star wars e fim? NAAAADA disso. O “Wilhelm Scream” se tornou uma marca registrada de Ben Burtt e ele usou em tantas outras produções, como todos Indianas Jones também por exemplo.Ai surgiram fãs do trabalho de Ben, sonoplastas e produtores e passaram a usar o “Wilhelm Scream” em outras produções e meio que viralizou nesse meio.

Abaixo segue um site onde é possível ver todas as produções que utilizam esse “grito” até 2010 (não encontrei mais atual geeente):

http://hollywoodlostandfound.net/wilhelm.html

E para provar que a utilização é verdadeira, segue um vídeo onde temos uma compilação de cenas com a utilização do “Wilhelm Scream”:

Pronto, agora você sempre irá reparar quando esse grito rolar novamente. Esse grito faz parte da história do cinema e se um dia alguém te olhar após esse grito rolar você pode ser considerar um especialista de cinema.
DICA, no filme “Star Wars – O Despertar da Força” o grito acontece novamente com um Stormtrooper morrendo. uhuuu =)

Outra dica importante é de como se pronuncia esse nome dos inferno, eu tive que ouvir uma pessoa em um documentário falando porque eu não sabia mesmo, é assim:

Wilhelm se pronuncia em português “uil – rél – me” tudo junto e rápido, JURO que é assim gente.

Se você encontrou o “Wilhelm Scream” em mais algum filme por favor deixe nos comentários!

what-do-you-think-about-the-wilhelm-scream-324330

Fontes:
http://www.imdb.com/name/nm0123785/
http://hollywoodlostandfound.net/
http://filmsound.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *