Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

Conheça os Melhores Filmes Irlandeses em Comemoração ao St. Patrick’s Day

Como a gente não pode beber um cerveja virtual, a gente fez uma lista de maravilhosos filmes irlandeses para comemorar o St. Patrick’s Day.

Calvário‘ (Calvary) – 2014

Peter Debruge, um dos principais críticos de cinema da Variety, chamou a filme seguinte ‘O Guarda‘ (The Guard) de John Michael McDonagh, o melhor filme de 2014. Brendan Gleeson é um sacerdote católico que enfrenta uma séria ameaça em uma pequena cidade irlandesa, “Calvary”. Um conto obscuro e humorístico da família, da perda e da luta entre religião e comunidade.

Em Nome do Pai‘ (In the Name of the Father) – 1993

O aclamado filme biográfico rendeu ao diretor irlandês Jim Sheridan, Daniel Day-Lewis e Emma Thompson o Oscar. Baseado na história verdadeira de Gerry Conlon, o drama acompanha a luta de 15 anos do suposto líder dos Quatro de Guildford por justiça depois de ter sido condenado injustamente pelos bombardeios de 1974 do Exército Republicano Irlandês que deixaram cinco mortos e mais de 70 feridos.

Apenas Uma Vez‘ (Once) – 2007

Musicais são geralmente adaptados do palco para o cinema, mas este pequeno filme irlandês poderia facilmente se tornar um musical ganhador do prêmio Tony da Broadway. Filmado em um orçamento minúsculo de US $ 160.000, o drama naturalista que se passa em Dublin do diretor/roteirista John Carney ganhou os corações do público dos EUA com sua trágica história de amor e música lindamente sombria. As estrelas Glen Hansard e Markéta Irglová, que compõem a dupla folk irlandesa The Swell, ganharam o melhor Oscar de música original em 2008 pela sua assombrosa balada “Falling Slowly”.

As Cinzas de Ângela‘ (Angela’s Ashes) – 1999

O drama de 1999, baseado nas memórias de Frank McCourt de mesmo nome, narra a infância do autor após a emigração forçada da família da América de volta à Irlanda. Ele conta a emocionante história da luta de McCourt para ganhar dinheiro suficiente para retornar à “terra da oportunidade”.

Traídos pelo Desejo‘ (The Crying Game) – 1992

O diretor-roteirista Neil Jordan fez um nome para si mesmo como um cineasta ousado com este thriller psicológico. O filme de 1992 despertou controvérsia em sua representação de raça, gênero e sexualidade. Com o pano de fundo do conflito etno-nacionalista de quatro décadas na Irlanda do Norte, o filme foca em um homem do Exército Republicano Irlandês que se torna amigo de um de seus captores e se apaixona por sua namorada.

Um Sonho Distante‘ (Far and Away) – 1992

Tom Cruise e Nicole Kidman interpretam imigrantes irlandeses tentando ganhar dinheiro com o sonho americano. A dupla participou eventualmente do Land Run de 1893, quando mais de 100.000 pessoas inundaram a Oklahoma atual para reivindicar a terra durante a abertura do Outlet Cherokee. Esta produção é um dos primeiros filmes de Ron Howard.

Depois do Vendaval‘ (The Quiet Man) – 1952

O clássico americano de 1952 segue um boxeador americano aposentado, interpretado por John Wayne, que se muda para a Irlanda na década de 1920 para recuperar a fazenda de sua família. Ele abraça a terra depois de se apaixonar por uma irlandesa (Maureen O’Hara). O drama romântico ganhou a John Ford um Oscar do melhor diretor.

Fome‘ (Hunger) – 2008

A estréia de Steve McQueen e a primeira colaboração com Michael Fassbender ganharam a Caméra d’Or no Festival de Cinema de Cannes 2008. O drama recria a atmosfera tensa na prisão Maze no Norte da Irlanda que conduz à greve de fome 1981. Fassbender interpreta um voluntário do Exército Republicano Irlandês que vai aos extremos físicos para recuperar o status político.

Terra de Sonhos‘ (In America) – 2002

Dirigido por Jim Sheridan com um roteiro semi-autobiográfico de Sheridan e suas filhas, o filme de 2002 documenta a luta de uma família imigrante irlandesa para começar de novo em um agitado bairro de Nova York. O filme ganhou uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original, entre outros.

The Commitments – Loucos pela Fama‘ (The Commitments) – 1991

A clássica comédia dramática irlandesa de 1991, adaptado do romance de Roddy Doyle do mesmo nome, segue moradores da classe trabalhadora que formam uma banda de soul de estilo americano. Apesar de seu elenco relativamente desconhecido, filme de Alan Parker foi recebido com aclamação da crítica e sucesso de bilheteria. Também colocou o ator Colm Meaney no mapa.

The Field‘ – 1990

Outra obra-prima visual de Jim Sheridan, “The Field” explora o amor de um fazendeiro por sua terra. Situada no oeste rural da Irlanda, ela também reflete a mudança da paisagem social e política do país.

E para finalizar com um filme recente, e que está disponível no Netflix, tem também o:

Sing Street – Música e Sonho‘ (Sing Street) – 2016

Na Dublin dos anos 80, um garoto enfrentando uma crise familiar é transferido para uma nova escola e forma uma banda para ganhar a atenção de uma garota. Dirigido por John Carney.

Fonte: Variety

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *